O homem sempre buscou facilitar sua vida e a do próximo. Usando uma analogia lúdica é só lembrarmos os desenhos animados onde de uma pedra se criava uma roda, buscando justamente facilitar seu uso e aplicação. Com o surgimento da Bauhaus fez tornar inegável que design faz parte da vida de todos nós. Mas a necessidade real do designer veio logo após a revolução industrial. Formas, cores, produtos, embalagens, carros, identidades visuais, sinalização, etc... a propaganda se torna a alma do negócio e o diferencial acompanha essa evolução inquieta de uma, cada vez mais, definida programação visual funcional.
Acorde sem saber o nome de sua sandália, sem o modelo do seu celular, do seu óculos, do seu café, do seu leite, do saco do seu lixo, da sua geladeira, da sua revista, jornal, do seu carro, da sua roupa.
Tente chegar a uma cidade vizinha sem sinalização, tente visitar uma empresa sem placa e identificação visual, tente comprar seu prato favorito num restaurante sem nome.
O DESIGN está em tudo. Não conheço outra profissão que se aproprie tanto da natureza e suas formas, cores e texturas para tornar viáveis bens de consumo e serviços, tangíveis e intangíveis, adequados ao grande consumidor de necessidades, cada vez mais rápidas e fáceis, que é o ser humano.
Falar em design é construir através do complexo mundo caótico uma significação focada num resultado de percepções cognitivas em que todo problema pode ser solucionado. O complexo se torna simples, rápido, significativo e esteticamente funcional... ler, logo entender; ver, logo perceber... e isso é Design.
Dediquei a disciplina Projeto de Programação Visual (7° período do curso de Design Gráfico UNIT – Universidade Tirandentes em Aracaju/SE) a explorar uma síntese de todas as disciplinas do curso e desenvolver, durante o semestre 2008.1, um portfólio com objetivo de apresentar os projetos concebidos, durante o curso de design gráfico pelos próprios alunos, ao mercado de trabalho sergipano com foco na propagação do curso, do profissional, da área, da sustentabilidade e do eco-design que visa o uso de recursos não-renováveis que minimizem o impacto ambiental.
Capacitar o aluno a propagar seus conhecimentos é incentivá-lo a adquirir maturidade para lidar com futuros clientes, parceiros e o mercado de trabalho. Para tal, foram realizadas algumas visitas em agências de publicidade & propaganda, Agências WEB, Escritórios de Design e empresas diversas em Aracaju e região.
Parabéns a todos os alunos que se empenharam na missão de propagar a função e o valor do DESIGN. Sucesso a todos...
3 comentários:
Adorei como você enfoca a importância do desing nas nossas vidas. Está em tudo ao nosso redor! Fantástico!!!
Bjos!
ownnn esse menino é um xuxu msm
hihi
agradeço a vc por ter ajudado não so a mim como aos meus amigos tb!!
grande mestre barbado que eu gostoo mtoo =D
Parabens Valmir, pra voce e para nos alunos!
A propagacao do design e algo que deve ser feito sempre mais e mais, principalmente em nossa cidade!
Parabens a todos nos!
Postar um comentário