Valmir Alves Teixeira Júnior (Valmir Mizio) nasceu no período mágico entre o final da década de 70 e inicio dos anos 80 na cidade de Paulo Afonso na Bahia. Sempre teve intrínseco em sua personalidade o senso observador e o utilizava para analisar o comportamento humano. Percebeu sempre em departamentos públicos, hospitais, escritórios e diversas empresas que é clichê oferecer um café logo que alguém fosse adquirir um produto, propor negócios, solicitar consultas, realizar entrevistas ou até mesmo um bate papo casual. Bom atendimento era sinônimo de café e isso ficou registrado em sua memória desde a infância. Migrou para a área de ilustração aos 10 anos aperfeiçoando seu traço com alguns cursos de desenho livre e pintura. Tinha inclinações para a programação (sistemas de informação) mas se viu vislumbrado pela comunicação visual. Após a conclusão da universidade em design gráfico com 26 anos (UNIT - Universidade Tiradentes Aracaju/SE) e já atuante no mercado sergipano desde 2000, sentiu a necessidade de um símbolo que traduzisse suas características marcantes que são o atendimento e a criação. Viu na xícara de café a sua maior tradução. Aos 27 anos se especializou em marketing e propaganda pela ESM - Escola Superior de Marketing em Recife/PE. Absorveu a cultura pernambucana e uniu o conhecimento universal de criação as bases de estudos de concepções através de elementos culturais que é bem caracterísitco do mercado de lá. Com isso, somou conhecimentos do design gráfico e se tornou mercadólogo de fato.
Ainda sem definição concisa de sua identidade visual inicia um estudo de símbolos, tipografias e aplicações. Surrupia da década de 80 as características das formas de pixels dos jogos do “Atari” criando assim um símbolo que viria a ser de grande destaque na sua carreira atual.
O café, por sua capacidade de estimular o cérebro e alegrar o espírito, é uma bebida essencialmente agregativa, incentivadora da sociabilidade e de uma boa conversa. É natural, portanto, que os locais de consumo dessa bebida se tornassem pontos de encontro e centros da vida política, literária e artística, onde predominava um ambiente de descontração e alegria. os pioneiros do gênero foram as escolas de sábios, onde absorvendo lentamente a bebida discorriam sobre os últimos poemas ou relembravam fábulas e lendas.

“Degustar café é uma virtude mundial... quem não gosta de beber um bom cafezinho quente?” brinca ele que propaga, através de imagens de xícaras de café no site de relacionamento Orkut, a sua identidade visual. “Sempre que alguém fala comigo sobre meu símbolo afirma logo sobre as imagens de xícaras de café e até sentem vontade de degustar um bom cafezinho. Dizem que é só ver um cafezinho que lembram logo de mim. Isso é fantástico. Além de propagar eu consigo associar minha marca a mente das pessoas. É algo que não sai da memória e vai ficar sempre. ”Meus grandes amigos de profissão, com essa propaganda que faço de minha marca, começaram a criar um slogan: Vamos beber o café do Mizio? Que deu origem ao um blog: “cafedomizio.blogspot.com”. Degustem o café do Mizio.

Valmir Mizio é designer gráfico, diretor de arte, especialista em marketing e propaganda, ilustrador e professor universitário dos cursos de Design Gráfico e Publicidade & Propaganda da UNIT – Universidade Tiradentes em Aracaju/SE.
Especialidades: Branding, Marketing, Design, Planejamento de Ações Promocionais Integradas, Design Editorial, Ilustração, Animação Digital, Planejamento Estratégico de Marketing, Propaganda, Programação Visual.
6 comentários:
Oh professor vc tem toda razao quando fala da questao que sempre q a gente entra em qualquer lugar.. qualquer lugar mesmo... nos oferecem um café! E quando vc coloca q as pessoas quando ve uma xicara lembra logo de vc... pois é uma marca linda... interessante.. e sempre as pessoas se perguntam o pq?Mas qnd vc explica fica obvio!
Muito bem professorzinho... Parabens vc é um maravilhoso Designer Gráfico!!!
beijosss
Oi Valmir!
Quando vejo uma xicrinha lembro de você. Quando vejo dá até vontade de tomar um cafézinho. Já é sua cara, é a sua marca!!!
Você é sem dúvidas um excelente profissional. Estou certa que crescerás cada dia mais e mais. Parabéns pelo seu blog.
Amo muito você!
Bjos e sucesso!!!
Valmir, Valmir... prometeu e cumpriu!!! Muito legal a história da sua marca!!! O senhor conseguiu captar uma imagem de referência forte para que ninguém te esquecesse e isso acontece tranqüilamente, o café já faz parte da vida de todos e com certeza já está associado ao Sr Mizio pois você faz parte da nossa vida e sempre vemos sua marquinha mutante ( que por sinal são lindas!!), sempre que abrimos o orkut!!!
Seu blog está um sucesso, suas pautas são muito interessantes e ricas... vou deixar bem claro que sou um leitor assíduo, só não comento, mas vou passar a comentar!!!
Até mais Mizio, e muito sucesso aê!!!
é o cara!
oh! quando criar xicaras de brindes para seus clientes vou querer uma.
sucesso!
Você foi muito criativo e além disso está concretizando algo que ja era almejado...Parabéns!!!! Tenho certeza que o Café do Mízio será um sucesso!
Estou torcendo por isso!!!
:)
Beijãoo, Nice.
Valmirrrr....Parabéns!
Você foi muito criativo e além disso está concretizando algo que ja era almejado..
Tenho certeza que o Café do Mízio será um sucesso!
Estou torcendo por isso!!!
:)
Beijãoo, Nice.
Postar um comentário