Mais uma prática começa a ganhar espaço na web e nas universidades, desta vez trata-se do naming, uma série de técnicas e estudos de redação, linguística e tendências de consumo e comportamento adotados para encontrar um nome adequado para a marca.
Nos dias atuais, o nome da marca não pode ser visto como uma simples etapa de um projeto separado da estratégia, o naming tornou-se uma parte muito importante deste processo por conseguir, quando bem elaborado, transmitir os princípios, posicionamento e valores da empresa ou produto.
Para uma boa prática de naming algumas etapas devem ser seguidas, elas se inciam no conhecimento e definição da estratégia, de onde surgem os conceitos e valores que se deseja transmitir, na sequência é feita uma triagem para eliminar os nomes com menor potencial (de acordo com os valores anteriormente definidos) e sonoridade menos adequada, para as estapas finais ficam a verificação do mercado e legal, disponibilidade de domínios e por fim é refeita a avaliação conceitual.
Os especialistas no assunto afirmam que um naming definido sem a atenção merecida pode até atrapalhar o sucesso de uma marca.
Apesar de ser um assunto realtivamente novo, o naming já começa a aparecer com maior intensidade em diversas publicações e está presente também em tabelas de valores referênciais como a da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal – Adegraf e com certeza é uma disciplina que vem para ficar.
Por Klaibert Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário