sábado, 29 de agosto de 2009

Arquitetura de informação e Usabilidade

Arquitetura de informação é a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível. Trata-se de planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual (fluxograma de navegação) de um sistema, seja ele qual for, tornando as informações identificáveis, assimiláveis e claras. Se refere também ao desenho de uma interface, incluindo todos seus fluxos de navegação e estruturação de conteúdo. O objetivo final é assegurar a facilidade de utilização (usabilidade) de um site e/ou sistema.


Conceito


A Arquitetura de informação, usualmente abreviada para AI, consiste na estruturação das informações de sistemas computacionais de forma lógica, e na criação de soluções quanto à organização visual dessas informações. Na WEB envolve também a estruturação do fluxo de navegação de uma página, unindo três campos vitais: a tecnologia, o design e a produção do texto. Trata-se de uma nova ciência que subsidiada no processo (criação, mapeamento, desenvolvimento de sistemas/web) de mapeamento visual e contextual de um sistema, torna as informações identificáveis, assimiláveis, claras e aplicáveis a qualquer outro sistema de informação. A arquitetura visual é aplicada ao contexto novo do projeto e definida como o uso de um método particular de construir a informação visual e de balancear a comunicação entre imagens e palavras.


Usuário

A Arquitetura de Informação prioriza os benefícios ao usuário. Um arquiteto de informação deve sempre ter o cuidado de arquitetar evitando que o usuário deixe de encontrar alguma informação desejada e abandone a visita em menos de 3 segundos. A atração pela informação deve ser direcionada ao objetivo e ao público alvo. A arquitetura de um website parte do ponto da interação humano-computador, pois os websites devem ser construídos em função de seus interesses.


Audiência

De acordo com pesquisas, comprovou-se que apenas 6 segundos são suficientes para que o usuário mantenha sua atenção em algo que lhe interesse (audiência). Ou seja, os usuários tendem a pouca leitura e rápida assimilação de toda informação textual e ascendência às informações visuais, ou seja, uma rápida percepção de símbolos.


Usabilidade


A usabilidade é encarada como um subconjunto da Arquitetura de Informação. A diferença entre os dois conceitos é vital para se entender porque a arquitetura de informação compreende além do que os usuários querem e necessitam. Os problemas da arquitetura de informação esclarecem freqüentemente uma grande porcentagem de problemas da usabilidade, mas há muitas outras coisas não relacionadas a Arquitetura de Informação que tem um impacto na usabilidade.


Vantagens da Arquitetura de Informação:

A Arquitetura de Informação permite que os visitantes saibam onde estão e para onde podem ir; permite uma definição clara do caminho lógico para se encontrar a informação;

Ajuda o usuário a se localizar na interface, o que facilita sua interação com o site, e conseqüentemente, beneficia a empresa;

Permite que o usuário localize o que deseja e tenha acesso a essa informação, ou seja, a informação correta será fornecida no tempo exato;

Define o melhor caminho de um ponto a outro; auxilia o usuário a localizar claramente a informação que deseja, e acessá-la o mais fácil e rápido possível.

webroom.com.br

Um comentário:

Leo disse...

Olá, gostei bastante dos posts que você falou a respeito de arquitetura de informação e também sobre o twitter. Muito bom seu blog.

Abraços