segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dez princípios do bom Design

Dieter Rams é um dos nomes mais famosos do mundo do design. Diretor de design da Braun de 1961 até 1995, ele desenhou produtos famosos como o toca-fitas SK-4 e a série “D” de projetores de filmes 35mm. Seus dez princípios para bom design são usados hoje em dia por milhares de designers mundo afora.

Bom design é inovador

Pense sempre “fora da caixa”. É possível re-inventar a roda e fazer algo totalmente diferente. Veja a lâmpada. Embora seja um objeto super comum, os designers pensaram em um jeito divertido de recriá-la.


Bom design faz um produto ser útil

De nada adianta fazer algo super bem bolado se ele não for útil. Um exemplo é o relógio. É algo que não precisa de muito mais inovação (quantas formas diferentes há de mostrar a hora?) mas pode ser refeito para ser útil a algum campo específico. Por exemplo, um relógio para esportistas que, no calor do esporte, só podem olhar rapidamente para seu pulso.



Bom design é estético

De acordo com a Wikipedia, “(a estética) estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.”. Na câmera portátil abaixo, a estética permite que destros e canhotos possam usar o aparelho sem problema.



Bom design nos ajuda a entender um produto

Um produto auto-explicativo sempre ajuda. Dá pra se conseguir este efeito usando de ícones. Veja, por exemplo, um DVD player qualquer. Os ícones são internacionalmente conhecidos. Seu uso, óbvio pra qualquer um que já tenha mexido com um aparelho eletrônico.

Bom design é discreto

Quem vê, talvez não note que a imagem abaixo é na verdade um computador. Ele é óbvio a quem o usa, mas discreto a quem não precisa ver ele. Por exemplo, coloque esse Mac Mini na sala de reuniões, acoplado a um monitor e teclado / mouse. A caixinha que é o computador vai ficar bem discreta em um canto, sem atrapalhar.



Bom design é honesto

Não faça seu produto parecer que faz algo que não faz. Nunca engane o usuário.


Bom design é durável

Infelizmente, hoje em dia este é um dos princípios que é raramente utilizado. Tenho um toca-fitas de 1985 que funciona até hoje. Já o DVD player que compramos ano passado… Sim, alguns produtos mais caros até duram mais. Mas procure sempre fazer com que seu produto seja o mais durável possível.


Bom design se preocupa com os mínimos detalhes

Observe o ícone abaixo. Sim, é um ícone. Note a textura da ferrugem. Veja as engrenagens na “roda”. Consegue ver até os parafusos no olho? Pois é. São detalhes mínimos, mas que fazem toda a diferença.



Bom design se preocupa com o meio ambiente

Essa “onda” de “design verde” não é de agora. Dieter Rams se importava com a natureza desde os anos 60. Quando criar uma embalagem, por exemplo, tente reutilizar tudo possível. A embalagem abaixo faz um mínimo de cortes, reduzindo assim os restos de papel, além de utilizar papel reciclado na confecção.


Bom design é menos design

A célebre frase de Dieter Rams: “Weniger, aber besser“. Menos, porém melhor. É um dos princípios mais seguindos no mundo, inclusive por empresas famosas com a Apple. Rams passou anos revolucionando o design na Braun, criando produtos atemporais.





Nota: Nem todas as imagens aqui contidas são de Dieter Rams.

via Design.Blog.br

Um comentário:

Kiko disse...

A procura pelo bom design nos faz queimar a "mufa" e decodificar a nossa complicação e transformar em algo supersimples!! Ou nos frusta por não ter consiguido pensar na solução simples que o outro chegou!!! Estou me mordendo de imveja de quem desenhou essa lâmpada aê!!! Quero uma!!!